Coudelaria Rio Frio

 

Com origem na segunda metade do século XIX, teve grande desenvolvimento na primeira metade do século XX atingindo então os seus produtos grande difusão e reputação.

O melhoramento assentou, à época, no aproveitamento dos melhores exemplares existentes, na introdução de cavalos Peninsulares, Puros Sangue Inglês e Árabes, permitindo obter cavalos cruzados de excelentes aptidões funcionais com grande desempenho no lazer, no toureio, na endurance e, inclusive, nas corridas de cavalos que então se realizavam em Cascais e no Campo Grande.

Os cavalos Cruzados Português existentes na Coudelaria são oriundos destas linhas, continuando a ter excelentes comportamentos funcionais, designadamente na disciplina de Endurance, obstáculos e CCE.

A esta linha, a Coudelaria acrescentou, em 2010, uma eguada de Puro Sangue Lusitanos, de ferro Arsénio Cordeiro, cujos primeiros produtos começaram já a ser apresentados.

Coudelaria Rio Frio

purosanguelusitanos4

Puro Sangue Lusitanos

“a Coudelaria Rio Frio possui atualmente um efetivo total de 73 Puro Sangue Lusitanos com 20 éguas em produção.

cruzado_portuges

Cruzado Português

“O Núcleo de Cruzados Portugueses é atualmente constituído por 10 éguas  de origem Anglo-Luso-Árabe .

Estão atualmente em trabalho vários descendentes desta linha, com apresentação e prova em várias competições designadamente em Endurance e CCE.”